Páginas

quarta-feira, 4 de junho de 2014

EXISTEM ATEUS?

Deus é um conceito incognoscível, inexplicável, incompreensível ao nosso intelecto. Se estiver além do nosso intelecto, não podemos afirmar se existe ou não. Assim, um ateu de Deus (o conceito, e não uma divindade específica), na verdade é uma pessoa de fé (um crente, que acredita em algo que não se pode provar – a existência ou a não existência de Deus), porque é preciso ter fé de que Deus (o conceito) não existe, tal como é necessário ter fé de que Deus (o conceito) existe. Acreditar ou não, na existência de Deus (o conceito, e não uma divindade específica), automaticamente te transforma em um crente (alguém que acredita em algo que não se pode provar). O conceito de Deus está além de quaisquer especulações, como prova matematicamente o Teorema de Incompletude de Kurt Godel (pesquisar para ter mais detalhes).

Agora, ser ateu de “um deus” significa não acreditar em uma divindade específica, ou em divindades e religiões em geral, ou seja, não acreditar no que é dito por homens acerca do conceito incognoscível “Deus”. Por exemplo, se Moshê (Moisés) disse que falou com “Deus”, e que “Deus” disse que seu nome é YHWH, e que mandou fazer isso e aquilo, ele está personificando e dando características a um conceito ininteligível (Deus), ou seja, está transformando o conceito “Deus” em um “deus” específico. É como alguém aparecer e dizer que descobriu a explicação para a Eternidade, e começar a dar explicações metafísicas. O ateu pode simplesmente não acreditar nisso, por falta de provas. Porque se Moshê diz que isso ou aquilo aconteceu, ou se o metafísico diz que é assim e assim, cabe a eles provarem isso, e não ao ouvinte provar que eles mentem.


Por isso, em relação a conceitos incognoscíveis, como “Deus”, “Eternidade”, “Infinito”, “Nada”, você só pode ser agnóstico, ou crente, seja na existência ou na inexistência deles. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário